Sesa-PR: prova para médico será reaplicada

27/09/2016 - 20:51

Com mais de 80 mil inscritos a 969 vagas, o concurso da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), aplicado neste domingo (25), surpreendeu um grupo de médicos, que receberam suas provas gabaritadas. Um dos candidatos notou, assim que folheou as páginas, que havia pequenas marcações nas alternativas corretas. Preocupado, avisou o fiscal da sala, que perguntou quem mais estava com a avaliação resolvida. Outros quatro candidatos perceberam o mesmo e devolveram o material. Os cinco concorrentes receberam outras avaliações, mas, por fim, foram informados de que todas as 19 provas da sala seriam remarcadas para outro dia a ser definido.

O problema das questões gabaritadas também atingiu 29 inscritos que prestavam concurso para o cargo de médico radiologista em Curitiba, Cascavel e Londrina. Segundo a Secretaria da Saúde, as marcações nas 48 provas resultaram de um erro na impressão de 0,059% dos 82.539 testes distribuídos.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa responsável pela organização do concurso, informou que o equívoco só foi percebido no momento da abertura dos lacres das provas. Imediatamente, as secretarias da Saúde e da Administração e Previdência foram notificadas e determinaram os cancelamentos dos exames com os problemas.

A nova prova, exclusivamente para todos os candidatos aos cargos de médico ortopedista e médico radiologista (mesmo aqueles que não receberam as provas marcadas), está agendada para 9 de outubro. Ainda segundo o IBFC, foram tomadas todas as providências necessárias para que o fato não afetasse quem estava com os testes em ordem e, assim, o cronograma do concurso não deverá sofrer alterações.

Outros concurseiros que também tenham notado problemas em suas provas podem conferir mais informações no site do IBFC. Segundo a Secretaria de Saúde, é possível apresentar qualquer recurso por meio da página entre as 9 horas desta terça-feira (27) e as 16 horas da quarta (28).

Fonte: Gazeta do Povo