Cursos preparatórios em Curitiba

Menu
 (41) 3322-4040
 CHAT ONLINE

Polícia Militar do Paraná: Governador deve autorizar concurso em breve

24/02/2018 - 15:14

Um novo concurso para Polícia Militar do Paraná (PM-PR) está na lista de assuntos a serem tratados em breve pelo governador Beto  Richa. A seleção pública para a PM-PR foi pauta de reunião entre o Governador e o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Moraes, na última sexta-feira (16).

De acordo com fonte oficial do deputado, o governador sinalizou positivamente sobre o concurso e teria deixado claro ao parlamentar que o lançamento de edital para a PM/BM consta na lista de assuntos que deverão ter um encaminhamento até o final de março.

O prazo é o limite para a desincompatibilização de Beto Richa do cargo, exigência eleitoral para a candidatura do governador ao Senado. Ele ainda não definiu se irá realmente se candidatar ao Senado. Para o deputado Mauro Moraes, essa decisão é fundamental para ter uma dimensão de quando de fato ocorrerá a publicação do edital para o concurso.

Entretanto, as informações passadas pelo deputado são de que mesmo que o governador deixe o cargo, irá assinar antes o protocolo para o concurso PM-PR, que já está em andamento, e prevê a contratação de 4 mil policiais. As convocações, porém, deverão ocorrer gradativamente para repor aposentadorias e baixas.

O setor orçamentário do Paraná, afirmou á Folha Dirigida que o protocolo ainda se encontra na fase de orçamento e aguardar autorizações da Secretária de Fazenda.

O protocolo sobre a abertura de um novo concurso da PM-PR foi aberto em março de 2017. Desde então, a solicitação já teve 15 tramitações. Atualmente está no setor orçamentário e aguarda ainda também a autorização formal do governador. Depois de autorizada, a seleção precisará escolher a banca organizadora.

O concurso anterior da PM para soldado ocorreu entre 2012 e 2013. Na época foram oferecidas 4.445 vagas. A seleção trouxe ainda 819 oportunidades para o Corpo de Bombeiros, corporação que é vinculada à Polícia Militar.

Por isso, se autorizado, o concurso poderá ser para policiais militares e também bombeiros. As exigências eram ter o nível médio e no máximo 30 anos de idade. O regime de contratação era o estatutário, que garante a estabilidade.

Fonte: Folha Dirigida

Fazer download do anexo