Polícia Civil PR: edital para delegado é autorizado
06/12/2018 - 19:45
O Conselho da Polícia Civil do Paraná aprovou a proposta de abertura de concurso para carreira de delegado. De acordo com a deliberação publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira, 03/12, serão oferecidas 35 vagas além de cadastro de reserva.
O aval para o novo edital foi concedido em sessão ordinária no dia 27 de novembro, por unanimidade de votos no Conselho da Polícia Civil do Paraná. Agora, o processo de realização do concurso será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança Pública para as providências pertinentes.
O cargo de delegado de polícia tem como pré-requisitos a conclusão do nível superior em Direito e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. Além do vencimento inicial de R$13.831,10, os policiais têm direito a adicionais, gratificações, ajuda de custo, salário família e auxílio médico-hospitalar. A carga horária é de 40 horas semanais.
Após a autorização, o próximo passo é formar a comissão que acompanhará a organização do concurso. Servidores da própria corporação serão designados a compor esse grupo elaborar o projeto básico da seleção.
Esse documento funciona como uma minutado edital. Ele contém as principais informações do concurso, como estrutura de provas, cronograma esperado e taxas de inscrição. Depois de finalizado, o projeto básico é enviado a possíveis bancas organizadoras no processo de licitação.
As bancas analisam o projeto e se familiarizam com o concurso que poderão estar a frente, inclusive, na aplicação das provas. Geralmente, as instituições apresentam seus preços para organizar a seleção e a que propor o menor valor (e a experiência exigida) é a escolhida.
Com a definição da banca organizadora, detalhes finais do edital podem ser finalizados e em seguida da assinatura do contrato, a abertura de concurso é questão de dias.
Último Concurso
O último certame para seleção de Delegado no Paraná aconteceu em 2013 e foi organizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina. Na oportunidade foram abertas 26 vagas para o cargo.
Esse último certame para Delegado contou com seis etapas de avaliação:
-Prova Preambular de Conhecimentos Gerais;
-Prova Discursiva;
-Prova de Títulos;
-Exame de Higidez Física;
-Exame de Aptidão Física;
-Exame de Investigação de Conduta.
Prova Preambular
A Prova Preambular, que teve 5 horas de duração, foi composta por 100 questões objetivas distribuídas em quatro grupos de questões, da seguinte forma:
Grupo 1 - Língua Portuguesa (10); Noções de informática (10); Raciocínio lógico (10). Grupo 2 - Direito Civil (10); Legislação Estadual (10); Medicina Legal (10). Grupo 3 - Direito Administrativo (10); Direito Constitucional (10). Grupo 4 - Direito penal (10); Direito Processual Penal (10) .
Para ser aprovado, o candidato deveria atingir pelo menos 50% de aproveitamento no total da prova e no mínimo 40% por grupo de disciplinas.
Prova Discursiva
Já a Prova Discursiva, que também teve 5 horas de duração, foi composta por 8 questões dissertativas que juntas poderia somar 100 pontos também. As pergutas também foram divididas em áreas do conhecimento, sendo elas: Direito Administrativo - 2 questões, Direito Constitucional - 2 questões, Direito Penal - 2 questões, Direito Processual Penal - 2 questões
Prova De Títulos
Para a Prova de Títulos, por sua vez foram consideradas duas categorias: a Formação Acadêmica e a Aprovação em Concursos Públicos. Na primeira categoria a pontuação foi distribuída da seguinte forma: Doutorado na área jurídica (40 pontos); Mestrado na área jurídica (20 pontos); Especialização da área jurídica (10 pontos por especialização podendo somar até 20 pontos).
Já na segunda categoria foram consideradas as aprovações em Concurso Público exclusivamente para Bacharel em Direito nos 5 anos anteriores ao certame, valendo 2 pontos por aprovação e podendo somar, no total 4 pontos.
Fonte: Folha Dirigida
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