MPU 2017: edital autorizado para Técnicos e Analistas

09/03/2017 - 18:11

A Procuradoria Geral da República publicou no Diário Oficial da União da edição de 8 de março, a portaria que cria a comissão para a realização do 10º concurso do Ministério Público da União (concurso MPU 2017). O documento foi ratificado pelo Procurador Geral, Rodrigo Janot, e servirá para provimento de cargos nas carreiras de Técnico, que exige formação de nível médio; e de Analista, com requisito de nível superior.

O edital de abertura do novo concurso do MPU ainda não tem data de lançamento definida, mas deve sair até o mês de agosto, quando encerra a validade do último concurso realizado para cargos de Técnico da área administrativa e Analista de apoio jurídico.

Também não há, por enquanto, previsão do número de vagas a serem ofertadas, mas dados da transparência de dezembro de 2016 informam que a instituição tem 1.762 cargos vagos. Apenas nas unidades do Ministério Público Federal são 1.084 vagas de Analista e 331 vagas de Técnico sem ocupação.

Salários

A remuneração básica do cargo de Técnico do MPU é de R$ 2.965,38, mais Gratificação de Atividade (GAMPU) de R$ 3.202,61, totalizando R$ 6.167,99. Em novembro de 2017 os vencimentos terão novo reajuste e chegarão a R$ 3.021,86 de base, mais R$ 3.686,67 de gratificação, totalizando R$ 6.708,53. O cargo tem ainda progressão de carreira até a Classe C - Padrão 13, que atualmente tem vencimentos de R$ 9.261,18.

Para Analista, o vencimento básico inicial atual é de R$ 4.865,35 mais a gratificação de R$ 5.254,58, somando R$ 10.119,93. Já em novembro/2017 passará para iniciais de R$ 11.006,83. A progressão de carreira também vai até a Classe C - Padrão 13, que tem remuneração de R$ 15.194,98 com a gratificação de atividade. Veja a tabela de salários do MPU com reajustes definidos até 2019

Últimos concursos

Os três últimos concursos do Ministério Público da União foram realizados pela banca Cespe/Cebraspe. As provas tiveram 120 questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, que deveriam ser consideradas certas ou erradas pelos candidatos, com um ponto positivo por acerto, um ponto negativo por erro e zero pontos em caso de falta de marcação ou marcação dupla. Há ainda as etapas discursiva, de avaliação física e o programa de formação profissional, que variam de acordo com o cargo e especialidade em disputa.

O último concurso do MPU abriu 25 vagas para Analista nas especialidades de Apoio Técnico Administrativo - Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química e para Técnico na especialidade de Segurança Institucional e Transporte; com lotações nos estados de Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Avalidade deste certame expira em novembro de 2017, podendo ser prorrogada por mais dois anos.

Em 2013, o MPU abriu 263 vagas em diversas áreas. Foram selecionados Técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação, Enfermagem e Saúde Bucal, além de Analistas nas especialidades de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Educação, Estatística, Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento, Clínica Médica, Psiquiatria, Antropologia, Arquitetura, Contabilidade, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária, Geografia, Medicina, Medicina do Trabalho, Oceanografia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Desenvolvimento de Sistemas e Suporte e Infraestrutura. As lotações foram para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Este concurso tem validade até dezembro de 2017, não podendo mais ser prorrogado - veja o edital do concurso MPU 02/2013

Também em 2013, o MPU realizou concurso para 147 vagas em todos os estados do país nas carreiras de Técnico - Área de Apoio Administrativo e Analista - área de Apoio Jurídico. A validade desta seleção expira em agosto de 2017 e não poderá mais ser prorrogada. O novo concurso previsto deverá ser para estes cargos. Veja o edital de abertura MPU 01/2013

FONTE: Ache Concursos