Definida organizadora para concurso da Polícia Científica/PR

30/08/2016 - 07:39

Concurso terá oportunidades para 54 vagas com salários de até R$ 9,2 mil

A Polícia Científica do Paraná definiu a empresa que cuidará do seu próximo concurso público para ao preenchimento de 54 vagas imediatas, com cargos de níveis técnico e superior. O processo licitatório que iniciou no último dia 16 de agosto teve como vencedor o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

De acordo com o edital de licitação, o processo seletivo constará de provas objetiva e discursiva, análise de títulos e exame psicológico. Na parte objetiva haverá 90 questões de múltipla escolha, sendo 55 de conhecimentos específicos e 35 de conhecimentos gerais. Já a avaliação discursiva compreenderá em uma redação sobre tema da atualidade com no mínimo 25 linhas e no máximo 40.

Vagas

As vagas ofertadas são para auxiliar de perícia (1) e auxiliar de necropsia (6) com salários iniciais de R$ 3.163,35, exigindo formação de ensino médio/técnico. Para nível superior com formação em farmácia ou biomedicina os cargos são de químico legal (1) e toxicologista (1).  A função de odonto legista (1) se destinará a quem possui nível superior em odontologia. Já quem tem certificado de ensino superior em medicina estará apto para pleitear a colocação de médico legista (10). Para quem possui graduação em diversas áreas de atuação o concurso abrirá ofertas para perito na área 1 (2), área 2 (2), área 3 (2), área 4 (2), área 5 (1), área 6 (1), área 7 (1) e área 8 (2). Os cargos de nível superior terão vencimento de R$ 9.264,57. Para todos os cargos (médio/técnico e superior) é necessária carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B.

No decorrer dos próximos dias, a Polícia Científica/PR deve ajustar os detalhes do concurso, como data de lançamento do edital, período de inscrições e quando ocorrerá a aplicação das provas. O último concurso da Polícia Científica foi em 2007 e teve como organizadora a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os concorrentes fizeram provas objetivas de Português, Noções de Informática, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Noções Básicas de Direito Administrativo, Legislação, Inglês e Conhecimentos Específicos. A seleção ainda teve exames de investigação de conduta e de avaliação psicopatológica. Os aprovados fizeram também curso de formação técnico-profissional, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.