Correios: déficit de pessoal gera ameaça de greve geral

13/09/2016 - 11:08

Os trabalhadores dos Correios ameaçam entrar em greve geral a partir das 22h desta quarta-feira, dia 14, caso não haja avança nas negociações em torno do acordo coletivo de trabalho (ACT), que inclui reivindicação de concurso público. A empresa chegou a anunciar no ano passado um concurso para cerca de 2 mil vagas de carteiro (remuneração de pelo menos R$2.885,37) e operador de triagem e transbordo (R$2.348,87), ambos de nível médio, mas a seleção foi suspensa por conta do ajuste fiscal do governo. Uma das cláusulas do ACT proposto pela categoria prevê que o concurso seja realizado em até seis meses após a sua assinatura, o que pode acontecer nas próximas semanas

Vagas nos Correios serão abertas em vários estados

O concurso dos Correios é aguardada desde 2012 e chegou a ter o edital previsto para agosto do ano passado. Entretanto, a seleção foi suspensa em outubro, em função do ajuste fiscal do governo federal. Seriam oferecidas cerca de 2 mil vagas de agente de Correios, nas atividades de carteiro e operador. As chances seriam distribuídas entre Rio de Janeiro (144 vagas de carteiro), São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

No mês passado, os Correios informaram que estão reavaliando todos os estudos relacionados à quantidade de trabalhadores em cada localidade e que somente após a conclusão desses estudos será possível definir a necessidade de pessoal para a realização de um novo concurso público.

Fonte:Folha Dirigida