Caixa Econômica: sindicato cobra reforço de pessoal

14/09/2016 - 08:23

De acordo com o sindicato, mesmo com a prorrogação da validade do concurso de 2014, a instituição não tem reposto servidores.

No final de agosto, representantes do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, durante encontro mensal com diversas áreas do banco, entregaram aos representantes das superintendências regionais as demandas da categoria por mais empregados em diversas agências. De acordo com o diretor do sindicato, Francisco Pugliesi, a falta de pessoal e a conseqüente sobrecarga de trabalho são condições gerais na instituição e, durante o evento, foram destacadas algumas unidades que apresentam maior urgência de contratação.

Mesmo com a decisão do desembargador José Leone Cordeiro Leite, da 10ª Região do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Brasília, que acatou liminar prorrogado o prazo de validade do último concurso da Caixa Econômica Federal (CEF), de 2014, o que vem impedindo a realização de novo certame, a instituição não vem recompondo seu quadro de pessoal. A expectativa era que, com a prorrogação do certame, que foi para os cargos de técnico bancário, engenheiro e médico do trabalho, diversos remanescentes fossem empossados, o que não vem ocorrendo.

Ainda segundo dados do sindicato, no período de junho de 2015 a junho de 2016, a Caixa eliminou 2.235 postos de trabalho. No entanto, em mesa nacional de negociação, a empresa confirmou que não há previsão de contratações, nem de remanescentes, nem por meio de novo concurso, nem mesmo para repor as vagas abertas pelo plano de apoio à aposentadoria, que somente até julho respondeu por 601 afastamentos.  Pelas regras do fórum, o banco tem até o final de setembro para apresentar alguma solução para os problemas apresentados pelo sindicato.

Mesmo com a prorrogação do prazo de validade do concurso de 2014, abrir seria permitido uma nova seleção, desde que priorizada a nomeação dos aprovados no concurso prorrogado. O motivo que levou à decisão judicial é que a instituição ainda conta com nada menos do que 29.689 remanescentes do certame aguardando convocação. Por enquanto, a Caixa chamou apenas 2.501 técnicos bancários aprovados no concurso, que contou com mais de um milhão de candidatos, sendo 33 mil classificados para o cargo. Do total, 2.299 são para oportunidades de ampla concorrência e 202 portadores de deficiências físicas. De acordo com a liminar, a instituição também fica proibida de realizar novos concursos somente para formar cadastro reserva de pessoal, sem indicação de número imediato de vagas.

Fonte: JC Concursos