Entrevista  à Folha Dirigida

Dicas do Prof. Adilson Santos sobre a disciplina de Ética para o concurso do INSS.

08/10/2016 às 05:16

Com a aguardada autorização para o concurso do INSS liberada na última segunda-feira, dia 29, os interessados correm agora contra o tempo para aproveitar ao máximo os estudos e conquistar uma vaga na autarquia, seja para o cargo de técnico seja para analista do seguro social. Para isso, o professor Adilson Santos, do Curso Ordem Mais, deu dicas valiosas para a disciplina de Ética. Ao final da entrevista, confira o link para um simulado gratuito e pratique o que foi aprendido.

Na opinião do professor, texture paint os seguintes itens requerem bastante atenção e devem ser priorizados pelos futuros candidatos. “Antes de entrar no assunto é importante ressaltar que a espera foi longa pela autorização do concurso, o que despertou muito interesse nas pessoas e acredita-se que o próximo concurso para o INSS será um dos mais concorridos. Portanto, independentemente da banca que realizará a prova, acredito, será bem difícil, principalmente verificando o que está acontecendo no cenário social, econômico e político da sociedade brasileira em referência às questões éticas. Portanto, oriento que é necessário uma revisão sobre cidadania – Ética cidadã; Conceitos de Ética – Moral – Virtudes e Valores (Etimologia e aplicação); e os aspectos da Ética na função pública estabelecidos no Decreto 1171/94 (Código de Ética) e o Decreto 6029/07 (Sistema de Gestão de Ética Poder Executivo Federal).”

Adilson ressalta, entretanto, que é preciso ficar atento aos detalhes da disciplina, pois os candidatos costumam errar mais por falta stone paint de fundamentação dos conceitos, achando que apenas uma leitura dos assuntos é o suficiente. Para reforçar a preparação, ele sugere as referências legais (Decreto 1171/94 – Decreto 6029/07) e as publicações “Administração Pública e Privada”, de Idalberto Chiavenato, e “Iniciação à Ética”, de Gustavo Korte.

Enquanto os concurseiros aguardam pela divulgação do edital, e a publicação do conteúdo programático oficial, o treino deve permanecer. O professor recomenda: “Em primeiro lugar, observe editais anteriores, faça a fundamentação através wool brush de um estudo preliminar, em seguida resolva questões de vários concursos e bancas para fixar conhecimentos e observar como são abordados os temas”. Para quem vai tentar uma vaga no INSS, Adilson deixa um recado final: “Para encerrar, deixo a velha dica do professor: apenas ler, ler e ler, mas sempre fazendo apontamentos e prestando atenção aos detalhes. Não deixem para a última hora para se preparar. ‘A hora é agora’.”